terça-feira, 1 de setembro de 2009

plano da disciplina 2009.2 - 5 e 6 semestres


PLANO DE AULA 2009.2
CURSO : PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA : PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA ON-LINE
PROFESSOR : MARILEI FIORELLI
CARGA HORÁRIA : 60 horas


Agosto/09

07/08
1 sexta-feira
18:55 – 20:10 Apresentação da disciplina.
Orientações gerais sobre as atividades a serem desenvolvidas.

Introdução ao tema Publicidade na Internet. Experiências.
Debate mediado pelo professor para avaliação e nivelamento da turma sobre o tema. Breve histórico da internet. Criação da rede. Hipertexto.

Trabalho: siglas e conceitos comuns da web.

Aula expositiva com participação mediada.
Atividade complementar. Sala de aula. Ementa, plano de aula.


14/08
2 sexta-feira
18:55 – 20:10 Atividade prática em laboratório de informatica.

Criação de novas ferramentas para vendas online. Redes socais. Twitter.

Banners – introdução. Aula pratica Data Show, computador Texto online:
COX, Diego Otávio. A Evolução da Publicidade On-line: Do Banner à Web 2.0 . RJ 2006

CANESSO, Natacha Stefanini. Publicidade na Internet. Um estudo dos formatos de anúncios on-line.

Bibl. Complementar: sites
http://www.bannerblog.com.au/cannes_2007/
http://www.bannerblog.com.au/cannes_2008/
http://www.bannerblog.com.au/cannes_2009/ (indicados ao cyber lion de Cannes)


BRANDÃO, Eduardo Rangel. Publicidade on-line, ergonomia e usabilidade: o efeito de seis tipos de banner no processo humano de visualização do formato do anúncio na tela do computador e de lembrança da sua mensagem. Rio de Janeiro, 2006.
SILVEIRA, Majane. O uso do Flash na Publicidade On-line.

RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design:2. 2000 (livro disponível online).



21/08
3 sexta-feira
18:55 – 20:10

Apresentação de exemplos. Discussão.
Exemplos dos primeiros anúncios online. Exemplos atuais.

Análise da produção destes anúncios.

Atividade prática em laboratório de informatica. Aula expositiva com participação mediada. Data Show, computador. MELLO, Franco. O Trabalho Publicitário: o profissional multi ou multiprofissional?

KLEIN, Alberto. A Publicidade Para Além das Imagens: O Retorno ao Paleolítico

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Cia das letras, 1992.

BAUMGART, Fritz. Breve História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


28/08
4 sexta-feira
18:55 – 20:10
Sistemas de cores E Interfaces web.

Metodologia básica de projeto de peças digitais.



Texto online:
RADFAHRER, Luli. Para você que (ainda) acredita em banners. In: www.luli.com.br/2007/05/04/para-voce-que-ainda-acredita-em-banners/

RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design:2. 2000 (livro disponível online).

CANESSO, Natacha Stefanini. A publicidade e a nova mídia

ÁVILA. Bruno De Araújo A Eficácia Do Marketing Viral Como Ferramenta Publicitária Na Internet: A Análise De Um Experimento No Youtube .

Livro (disponível biblioteca): ZEFF, Robbin e ARONSO, Brad. Publicidade na Internet. Rio de Janeiro: Editora Campus.


Setembro/09


04/09
5 sexta-feira
18:55 – 20:10 Web 2.0 – conceito, potencialidades, cases.

Evolução das interfaces dos sistemas de computação - UOL

Atividade prática em laboratório de informatica. Aula expositiva e palestra. Data Show, computador Texto online:
CANESSO, Natacha Stefanini. Publicidade na Internet. Um estudo dos formatos de anúncios on-line.
2005

COX, Diego Otávio. A Evolução da Publicidade On-line: Do Banner à Web 2.0 . RJ 2006

PINHEIRO, Marta de Araújo.
Subjetivação, Cultura e Consumo em Sites de Relacionamento

11/09
6 sexta-feira
18:55 – 20:10 Tecnologias móveis e seu uso pela publicidade. Estudo de casos e potencialidades. Mídia locativa. Geolocalização. Rfid.

Texto online:
CARAMELLO. Érika, TSUBOTA. Guilherme Publicidade no celular: fácil de agradar, difícil de aprovar.

Montalverde. Adelino. Comunicação, Tecnologia Móvel e Publicidade.

LEMOS, Andre. Mídia Locativa e Territórios Informacionais.

Livro (disponível biblioteca): MARTIN Chuck, RAPP, Stan. Maxi E Marketing No Futuro Da Internet. Makron Books 2001

Livro (disponível biblioteca): LEMOS, Andre. Cibercultura. Sulina, 2004.


18/09
7 sexta-feira
18:55 – 20:10 Games, advertising games.

Advertising online em sites de relacionamento e redes sociais.


PINHEIRO, Cristiano Max Pereira A história da utilização dos games como mídia.
PINHEIRO, Marta de Araújo.
Subjetivação, Cultura e Consumo em Sites de Relacionamento




25/09
8 sexta-feira
18:55 – 20:10
Planejamento das peças do interdisciplinar.

Texto online:
NETO, Ernani Coelho . FLORIDIA, Giovanni
Circuitos online de comunicação relacionada ao consumo

Livro (disponível biblioteca): LIMEIRA, Tânia Maria Vidigal. E-marketing: o marketing na Internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003


Outubro/09

02/10
9 sexta-feira
18:55 – 20:10 Produção do projeto interdisciplinar.

NP1 PROVA
Aula expositiva e atividade prática Texto online: SCATOLIM, Roberta Lucas. Tendências da comunicação: Estudo sobre a publicidade na Internet


9/10
10 sexta-feira
18:55 – 20:10 Produção do projeto interdisciplinar
Desenvolvimentos interfaces e peças.
Nota NP1
Aula expositiva e atividade prática Data Show, computador Texto online: KUNIYOSHI, A utilização estratégica da internet pelo setor varejista: um estudo de caso


16/10
11 sexta-feira
18:55 – 20:10 Produção do projeto interdisciplinar.
Desenvolvimentos interfaces e demais peças. Perfis. Aula expositiva e atividade prática Data Show, computador RENO. Denis Porto. ESPERIDIÃO. Maria Jane. Tecnologia, Internet e eleicoes americanas:
Obama no front do ciberespaco.
http://www.razonypalabra.org.mx/n63/varia/DPorto.html

23/10
12 sexta-feira
18:55 – 20:10 Produção do projeto interdisciplinar Aula expositiva e atividade prática Data Show, computador Texto online: MARTINS. Adriane F . A e-Campanha para a Prefeitura de Porto Alegre: as estratégias persuasivas.

30/10
13 sexta-feira
18:55 – 20:10 Produção do projeto interdisciplinar Aula expositiva e atividade prática Data Show, computador Texto online: SIQUEIRA. A. Comportamento do consumidor online: perfil, uso da Internet e atitudes



novembro


06/11
14 sexta-feira
18:55 – 20:10 Produção do projeto interdisciplinar Aula expositiva e atividade Data Show, computador Texto online: TI e competitividade no varejo



13/11
15 sexta-feira
18:55 – 20:10 Produção do projeto interdisciplinar Aula expositiva e atividade prática Data Show, computador Texto online: A Internet eo varejo: uma análise dos interesses da oferta e preferências dos consumidores


20/11
16 sexta-feira
18:55 – 20:10 Produção do projeto interdisciplinar. Pré-apresentação interna no projeto interdisciplinar pelos grupos.
NP2 Aula expositiva e debate mediado. Sugestões. Data Show, computador Texto online: DIAS, Fabio. SAMIA Cruañes Dias A manutenção do marketing político via web no período entre as eleições



27/11
17 sexta-feira
18:55 – 20:10 Orientação finalização do projeto interdisciplinar. Ajustes a partir da apresentação da aula anterior.
Nota NP2 Aula expositiva e atividade prática Data Show, computador Texto online: CÉSAR Steffen. Campanhas eleitorais na Internet: Construindo um (novo) problema de pesquisa

QUEIROZ, Adolpho. TAVARES, Debora Comunicação Virtual Partidária No Brasil e no Canadá, Um Estudo Comparativo


Dezembro/09
DATA DIA/HORÁRIO CONTEÚDO ATIVIDADE RECURSOS BIBLIOGRAFIA
04/12
18 sexta-feira
18:55 – 20:10 Prova substitutiva Orientação
11/12
19 sexta-feira
18:55 – 20:10
18/12
20 sexta-feira
18:55 – 20:10 Prova Final
23/12 sexta-feira
18:55 – 20:10 Nota Final

Projeto Integrado: 19/11 com apresentação em 26/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário